Entendendo o Bellator

O mês de junho será marcado pelas finais da segunda temporada do Bellator, com a realização das lutas que definirão os vencedores de cada categoria. Bellator é uma entidade que promove eventos de MMA que vem recebendo bastante atenção do público e da mídia especializada americana, e possivelmente, figura entre as quatro maiores organizações do país, juntamente com UFC, WEC e Strikeforce. O torneio está em sua segunda temporada, e a terceira está prevista para começar em agosto de 2010. Os eventos são transmitidos ao vivo, no horário nobre, pela FOX Sports nos EUA.

O Bellator tem uma fórmula um pouco diferente da adotada pelo UFC e Strikeforce. Estas entidades tem um modelo de negócio parecido com o do boxe profissional, aonde o fato de um lutador ser campeão, não está necessariamente relacionado à evolução do atleta na organização. Por exemplo, Brock Lesnar tornou-se campeão dos pesados do UFC com apenas três lutas, incluindo a que o levou ao título. Dan Henderson disputou, sem sucesso, o cinturão dos médios do Strikeforce em sua primeira luta pela organização. Para melhor explicar o Bellator, podemos aproveitar o clima de Copa do Mundo, e fazer um comparativo com o futebol.

Fórmula

O Bellator é dividido em “temporadas”. Uma temporada é, simplesmente, um torneio, assim como a Copa. Em cada evento, os atletas de cada categoria se enfrentam, e os vencedores vão evoluindo na competição. São oito atletas na disputa por cada categoria. Então,  se o Bellator fosse a Copa, ele já começaria nas quartas de final. O atleta que vencer todas as lutas ganha a competição.

Disputa de Título

Os vencedores da primeira temporada do Bellator foram declarados campeões de suas categorias. Eles participam da segunda temporada em lutas de exibição, numa espécie de preparação para a defesa de título. É aí que acabam as semelhanças com o futebol, e a coisa começa a ficar mais parecida com o UFC. Os vencedores da segunda temporada ganham a oportunidade de disputar o título contra os atuais compeões. Estas lutas deverão acontecer na terceira temporada.

Categorias

Atualmente, o Bellator possui campeonatos nas seguintes categorias de peso:

• Peso Pena: 61 a 66 kg
• Peso Leve: 67 a 70 kg
• Meio Médio: 71 a 77 kg
• Peso Médio: 78 a 84 kg

O evento promove lutas, sem disputa de título, em outras categorias e também lutas femininas:

• Peso Galo: 58 a 61 kg
• Meio Pesado: 79 a 93 kg
• Peso Pesado: 94 a 120 kg
• MMA Feminino: várias categorias de peso

Regras

O Bellator é submetido às Regras Unificadas do MMA, as mesmas adotadas pelo UFC, WEC e Strikeforce. A única diferença é que, no Bellator, as cotoveladas na cabeça não são permitidas nas lutas que decidem o campeonato, para reduzir o risco de cortes.

Finais

Bellator 21 (10/Jun)
• Peso Leve: Pat Curran vs. Toby Imada

Bellator 22 (17/Jun)
• Meio Médio: Ben Askren vs. Dan Hornbuckle

Bellator 23 (24/Jun)

• Peso Pena: Patricio Freire vs. Joe Warren
• Peso Médo: Bryan Baker vs. Alexander Shlemenko

A final dos penas terá na disputa o brasileiro Patrício Freire, que está invicto no MMA profissional. Antes do Bellator, Patrício participou do Platinum Fight e outros eventos nacionais.

Depois de ler isso tudo, você pode estar se pergutando: “por que eu deveria me importar com isso?” A resposta é: por causa de finalizações como essa:

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: